COMUNICADO 22 ABRIL 2010 - "Clube dos Amigos do Espaço Biblioteca Viva"

Carissimos Pais e Encarregados de Educação,

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da EPM-CELP (APEE-EPM), fez uma parceria com o Espaço Biblioteca Viva (EBV) da Biblioteca Escolar Poeta José Craveirinha (BEPJC) da EPM, onde se pretende envolver os Pais e Encarregados de Educação (Pais/EE) de forma a sensibilizá-los para a importância da existência do Livro e do Lêr.

A colaboração da familia é determinante para a criação de hábitos de leitura desde os primeiros anos de escolaridade, considerados relevantes para o sucesso escolar dos alunos.


Assim sendo, pretende-se criar o "Clube dos Amigos do Espaço Biblioteca Viva" onde poderão participar nas actividades conforme a grelha abaixo. Esperamos angariar muitos e bons membros para fazer fluir a arte de inventar narrativas e saber contá-las. O importante é partilharem a Vossa opinião. Depois de analisarem a Grelha de Actividades para o Mês de Abril, os interessados devem preencher a Ficha de Inscrição que vai, também, em imagem abaixo, mencionando em qual/quais da(s) actividade(s)/data(s)/horarário(s) gostariam de ou podem participar.

Existem actividades para todos os gostos, podem inscrever-se como/para :

· os contadores de histórias (1º ano – tema livre - e 2º ano – história seleccionada de um livro onde pode-se, para além de contar a história, apresentar a mesma numa peça de teatro, .......);

· apresentação de trabalhos/experiências pessoais dentro dos temas sugeridos (Pré-Escolar e 3º ano – vêr a grelha);

· ajuda na construção dos adereços e cenários para uma peça de teatro a ser representada pelos meninos do 4º ano (História : "O Segredo do Rio");

· voluntários para ajuda em outras actividades do EBV ou da BEPJC.

Pretende-se com o "Clube dos Amigos do Espaço Biblioteca Viva" proporcionar aos alunos da escola, nossos filhos, momentos de diálogo, de reflexão e de sonho, que tão necessários são para a libertação de tensões e para o despertar do gosto pela leitura.

Os Destinatários desta iniciativa são :

Todos os Pais e Encarregados de Educação que queiram inscrever-se ou, simplesmente ajudar.

A ficha de inscrição pode ser, depois de devidamente preenchida, enviada em formato electrónico (por mail).

A todos pedimos uma espontânea colaboração – bem como de outras sugestões – para que a parceria da APEE e o EBV transforme a BEPJC da EPM num espaço cada vez mais vivo de Saber.


Gratos pela atenção dispensada.

Com os melhores cumprimentos,


A Direcção da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EPM-CELP



GRELHA - (clicar na imagem para ver em ponto maior)



FICHA DE INSCRIÇÃO (clicar na imagem para ver em ponto maior)